PMGZ: melhoramento genético tem essa avaliação
O PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), como o próprio nome sugere, avalia a genética de todas as raças zebuínas. O programa foi desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento genético dos animais.
Criado em 1968, o PMGZ avalia milhões de animais com o intuito de ajudar o pecuarista na seleção de seus animais, tornando o rebanho cada vez mais produtivo. Assim, a partir das provas de Ganho de Peso, Controle Leiteiro e o Controle do Desenvolvimento Ponderal, e ainda, das avaliações genéticas, é possível atestar as performances dos animais inscritos.
As avaliações genéticas são realizadas semestralmente e os dados obtidos são analisados e estruturados sob os cuidados e administração do departamento técnico da ABCZ.
Aqui são avaliados os seguintes critérios: crescimento, habilidades maternas, fertilidade, carcaça e morfologia. Cada critério tem seu valor dentro do PMGZ, que gera um índice e uma posição de determinado animal perante ao rebanho contemporâneo (chamado DECA) que varia entre 1 e10. Sendo que animais DECA 1 são os 10% melhores avaliados e o DECA 10, os 10% piores avaliados.
Agora que você já conhece um pouco sobre o PMGZ, você também precisa saber que a Nelore Paranã investe massivamente em melhoramento genético, garantindo animais precoces, com excelente ganho de peso, carcaça de qualidade e alta produtividade do rebanho.